Energia Fotovoltaica

Como funciona

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (Normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade.

Entenda o sistema no vídeo ao lado.

Faça uma simulação

Clique aqui para fazer o simulador

Solicitar orçamento

2MB por mensagem

Saiba quais os benefícios de Instalar um Sistema Fotovoltaico com a ESA

√   A matéria prima é inesgotável;
√   Não há emissão de poluentes durante a geração da eletricidade;
√   Autossuficiente e renovável;
√   Rápida Instalação;
√   Baixo custo de manutenção;
√   Vida útil e retorno do investimento;
√   Valorização do imóvel;
√   Geração de crédito na conta de energia.



Créditos de energia

A Resolução Normativa da ANEEL nº 482 de abril de 2012, representou um grande avanço para a regulamentação da micro e minigeração de energia no país, pois ela permite a conversão do excedente de energia gerado pelo sistema fotovoltaico em créditos de energia para serem utilizados posteriormente.

A compensação é realizada a partir da energia excedente injetada pelo micro ou minigerador na rede da distribuidora de energia, a qual gera créditos de energia equivalentes para serem consumidos em um período de até 36 meses. Ainda, de acordo com o art. 2º, é possível que o crédito gerado seja utilizado por outra unidade consumidora, desde que esta esteja relacionada ao mesmo CPF (Cadastro de pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro de Pessoa Jurídica) da unidade consumidora responsável pela geração dos créditos. Em outras palavras, a energia que você gera em excesso, por exemplo, na hora do almoço quando tem muito sol, é “jogada” para rede elétrica da distribuidora lhe gerando créditos em kWh para serem abatidos do seu consumo noturno ou em dias chuvosos.

Back to Top